Universidade Veiga de Almeida

21 2574 8888

terça-feira, 11 de setembro de 2012

TERÇAS TECNOLÓGICAS: Embalagens evitam desperdícios e agregam valor a hortifrutículas















Novas embalagens podem evitar o grande desperdício de frutas e hortaliças que acontece hoje no Brasil. Mantendo o produto intacto até o consumidor final e agregando valor e sustentabilidade às diversas etapas da cadeia produtiva, a tecnologia faz parte de um projeto desenvolvido pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI). O trabalho será mostrado ao público na próxima edição do ciclo de palestras Terças Tecnológicas, no dia 18 de setembro, às 14h30, no auditório do INT.
Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apontam que cerca de 39% das frutas e hortaliças não chegam sequer à mesa do consumidor. As perdas são atribuídas principalmente às embalagens deficientes. As caixas de madeira comprimem a maioria dos frutos, que ficam machucados à medida que sofrem impactos, vibrações e são empilhados durante o transporte e armazenamento. Já as versões em papelão ou plástico permitem o contato entre os hortifrutículas e têm pouca ventilação, favorecendo a liberação da substância etileno, que antecipa o amadurecimento.
Para enfrentar o problema, a área de Desenho Industrial do INT, com a colaboração da Embrapa Agroindústria de Alimentos e do Instituto de Macro-moléculas Professora Eloisa Mano (IMA-UFRJ), desenvolveu sistemas de caixas adequadas e retornáveis. O projeto contou com o apoio do Fundo Tecnológico (Funtec) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que investiu cerca de R$ 7,5 milhões no desenvolvimento das embalagens valorizáveis.
Em sua fase final, o projeto Embalagens valorizáveis para o acondicionamento de frutas e hortaliças já conta com soluções que podem trazer uma significativa redução das perdas e melhorar a circulação desses alimentos no mercado interno para exportação. A precisão da acomodação é garantida por pesquisa realizada com frutas digitalizadas em scanner 3D e testes com as amostras impressas em máquinas de prototipagem rápida, que facilitam a manipulação dos volumes e a continuidade da pesquisa fora das safras.
Um dos sistemas consiste numa base padronizada na largura e comprimento, com três alturas diferentes para comportar dimensões distintas de frutos. A essa base – que se empilha em módulos perfeitos – sobrepõem-se, mantendo espaço para a ventilação, uma bandeja fina, que tem inúmeras concavidades apropriadas ao exato tamanho de cada fruto. Feita em material plástico resistente, após o transporte, a base dobra e retorna ao produtor. A bandeja, que segue até a prateleira ou consumidor final, é reciclável, usando materiais como jornais velhos.
* O ciclo Terças Tecnológicas é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, apresentando projetos como este, desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Tecnologia. O objetivo do INT com o evento é estimular o debate e a interação entre tecnologistas e o público universitário, e divulgar tecnologias inovadoras para sociedade. As inscrições são gratuitas e os inscritos recebem certificado de participação.
Serviço:
Evento: Terças Tecnológicas
Tema: Desenvolvimento de embalagens sustentáveis para frutas e hortaliças
Palestrante: Luiz Carlos do Carmo Motta – designer da Divisão de Desenho Industrial do INT
Data: 18 de setembro de 2012
Horário: 14h30 às 16h30
Local: Auditório Fonseca Costa / Instituto Nacional de Tecnologia (Av. Venezuela, 82 - Praça Mauá - Rio de Janeiro)
Inscrições: dcom@int.gov.br
Organização: Divisão de Comunicação do INT – 21 2123-1295 / 2123-2745

<$I18NNumCommen

ts$>:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial