Universidade Veiga de Almeida

21 2574 8888

terça-feira, 18 de junho de 2013

Aluna da UVA fica entre as finalistas em concurso alemão

Tatiana Pereira Marcolino, ex-aluna da Universidade Veiga de Almeida (UVA) se inspira em Frida Kahlo para a ambientação de bar e seu projeto fica entre os finalistas em concurso promovido pelo site alemão iF Concept. O site, referência no mundo do Design, procurava os 100 conceitos mais inovadores e inteligentes de todas as áreas do Design, com foco nos estudantes, graduandos e recém-formados de todo o mundo. Esses trabalhos serão expostos na CeBIT - feira que dá destaque para o potencial de geração de negócios - e no próprio site.


Tudo começou em janeiro deste ano, quando Tatiana, recém-formada do curso de Design de Interiores, resolveu inscrever seu projeto - “Frida’s pub” - no concurso. A surpresa foi ver depois que seu projeto foi selecionado por um júri de 60 pessoas e concorreu com aproximadamente 40 mil estudantes.

“Eu fiquei muito feliz e emocionada pelo meu projeto ter sido escolhido, pois além de ter sido o meu primeiro concurso, se tratava de um concurso de âmbito internacional. O curso foi fundamental para me capacitar na área através das disciplinas oferecidas e da ótima orientação dos professores. E a universidade tem sido muito importante, pois se preocupa e mantém vínculo com o aluno, mesmo depois de formado”, enaltece a ex-aluna, que desde maio está com seu projeto exposto no site.

A ideia

O projeto, trabalho final de conclusão de curso, era ambientar um bar e sua proposta foi se inspirar na pintora Frida Kahlo para fortalecer a identidade do local. “O tema resgata as cores intensas, o mosaico e a natureza. A essência é policromática, sustentável e remete a idéia de sonho. As pinturas de Frida Kahlo foram primordiais na escolha da paleta de cores vibrantes e brilhantes, as estampas florais, mosaicos e materiais naturais, como madeira certificada e materiais de bambu e artificial como cerâmica, vidro reciclado e alumínio”, afirma Tatiana.

A designer não deixou de lado a preocupação com o meio ambiente. Ela reutilizou materiais, usou gaiolas como luminárias e mosaicos por toda extensão do piso. O local ainda ganhou uma bioarquitetura representada pelo telhado verde, que tem como função aumentar a infiltração e a retenção de águas pluviais, aliviando os efeitos das inundações e zonas de calor.

<$I18NNumCommen

ts$>:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial