Universidade Veiga de Almeida

21 2574 8888

terça-feira, 10 de maio de 2011

SP abre mostra de Antônio Maluf

Um dos artistas pioneiros do concretismo brasileiro acaba de ganhar uma exposição que revisita a sua extensa produção nas áreas das artes plásticas e do design gráfico. Antônio Maluf, autor do célebre cartaz da 1ª Bienal Internacional de São Paulo, é tema de uma retrospectiva na Galeria Berenice Arvani, em São Paulo, – justamente por ocasião dos 60 anos da criação de sua obra mais famosa. Não à toa, 60 obras do artista e designer, que vão muito além do pôster, estão expostas no endereço paulistano desde esta quinta-feira.
Com curadoria de Celso Fioravante, a mostra atravessa toda a produção de Maluf, de 1951, ano da 1ª Bienal, a 2005, data de sua morte. São guaches, pinturas, colagens e cartazes que contam um pouco da história do artista, venerado dentro da comunidade artística, mas pouco badalado pelo público em geral.
Sua pintura é marcada por cores chapadas de tonalidades puras, contrastantes, ordenadas de acordo com alguma progressão matemática a ditar o ritmo das telas. “Para mim, [o cartaz da Bienal] é o marco inicial do concretismo no Brasil”, atesta o curador. O trabalho de Maluf, no entanto, não se limita a um único movimento. A exposição traz obras dos anos 1960 e 1970 de clara inclinação pop, por exemplo.

Com entrada gratuita, a exposição dura um pouco mais de um mês, encerrando-se no dia 10 de junho.

Antônio Maluf
Local: Galeria Berenice Arvani
Endereço: R. Oscar Freire, 540 – São Paulo
Data: até 10 de junho
Horários: de segunda a sexta, das 10h às 19h30
Entrada franca

<$I18NNumCommen

ts$>:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial