Universidade Veiga de Almeida

21 2574 8888

domingo, 30 de maio de 2010

GAETANO PESCE


Publicação do blog http://casadenos2.blogspot.com/ de Caroline de Souza Fonseca, aluna de Design de Interiores da Veiga de Almeida


Gaetano Pesce nasceu na Itália em 1939, se formou em arquitetura e desenho industrial. Fez parte do grupo N, grupo de artistas envolvidos na arte do movimento Bauhaus.
Na sua visão, o design contemporâneo carrega mais do que beleza. É conceito, é arte.
Você pode passar uma mensagem através de uma cadeira, por exemplo.




Abaixo, a cadeira da série Up inspirada nas curvas femininas: a bola em anexo serve de apoio para os pés e conceitua a falta de liberdade das mulheres que carregam preconceitos até os dias de hoje.




Na figura abaixo,vaso Amazônia. Gaetano quis traduzir todas as cores vistas em sua primeira visita à região. Devido ao processo de produção, um vaso nunca sai igual a outro.
Ao invés do vidro, foi usada resina na fabricação, "Quase indestrutível..." disse ele.






Essa fachada, com a qual fiquei encantada, antes de saber da autoria do projeto. O prédio fica em Osaka e sua maior preocupação foi trazer um pouco de verde para aquela cidade: " Vocês possuem verde pela cidade, mas há algumas que simplesmente não têm...". De acordo com o próprio Gaetano, hoje em dia as plantas já tomaram conta de quase toda a fachada.




E agora, com a mente livre que possui, Gaetano Pesce desenvolveu um novo modelo para a Melissa. Não tinha gostado até ver o efeito pós customização (no melhor estilo faça você mesma!) mostrado na palestra. Incrível. E para explicar não só o projeto da nova Melissa, mas de sua visão do design atual, Pesce disse que o tempo todo as pessoas buscam exclusividade porque gostam de se sentir especiais e é isso que esta Melissa traz e é esse o futuro do design.








Para fechar com chave de ouro, uma das últimas perguntas feitas a Pesce foi porque seus projetos eram tão modernos e ele se apresentava (vestia) de forma tão tradicional e comum.
Pesce respondeu que na visão dele a criatividade serve para ser colocada em coisas. E o modo como ele se vestia era o modo como ele gostava de estar. Igual às outras pessoas. Mas que isso era só a visão dele, poderia não funcionar pra você.

<$I18NNumCommen

ts$>:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial